27. Porquê um objectivo específico para os biocombustíveis?

Essencialmente por 3 razões:

  1. A produção de biocombustíveis é mais cara que a de outras formas de energias renováveis e, se não houver uma meta mínima separada para os biocombustíveis, estes não serão desenvolvidos.
    Isto é importante, porque as tendências das emissões de gases com efeito de estufa são mais preocupantes no sector dos transportes e os biocombustíveis são uma das poucas medidas – a par da melhoria da eficiência dos combustíveis para transportes – capazes de exercer de forma realista um impacto significativo nas emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes.


    Emissões de Gases com Efeito de Estufa por sector (UE a 27)
    Quantidades de CO2 equivalentes a milhões de toneladas
    Fonte: Agência Europeia do Ambiente, 2007

  2. A elevada dependência da UE face ao petróleo no sector dos transportes constitui o problema mais grave para a segurança do aprovisionamento.
    Os combustíveis fósseis foram, durante muito tempo, a seiva vital da sociedade. A modernização tal como a conhecemos não teria sido possível sem abundantes fornecimentos de petróleo, carvão e gás a preços favoráveis. Todavia, este período chegará brevemente ao seu termo. É necessária uma mudança profunda dos nossos sistemas de energia e de transportes – a bem da segurança da energia e da economia, mas, acima de tudo, em virtude das alterações climáticas.

  3. Devemos pensar em enviar sinais adequados para o futuro: estão agora a ser construídos os veículos que serão velhos em 2020. Os construtores da indústria automóvel têm que saber qual o combustível a prever na sua concepção.

Durante muitos anos, as alterações climáticas foram encaradas essencialmente como uma questão ambiental. Hoje, todavia, existe um amplo consenso de que as alterações climáticas afectam todos os ectores da sociedade e de que, se não forem adoptadas medidas enérgicas para as combater, poderão ter consequências catastróficas para a sociedade.