82. A tecnologia CAC já está tecnicamente afinada?

A captura, o transporte e a armazenagem de dióxido de carbono já passaram separadamente pela fase de demonstração, mas a sua integração num processo CAC completo e a redução dos custos ainda estão por fazer.

Os maiores projectos de armazenagem de CO2 em que participam empresas europeias são o projecto Sleipner, no Mar do Norte (Statoil), e o projecto de In Salah, na Argélia (Statoil, BP e Sonatrach). Ambos passam pela separação do CO2 do gás natural – processo que já tem de ser efectuado antes de o gás poder ser vendido – e pela armazenagem do CO2 em formações geológicas subterrâneas. O projecto Sleipner foi estimulado pela imposição aplicada pela Noruega ao CO2, bastante mais elevada do que o custo por tonelada de CO2 armazenada na formação geológica de Sleipner. O projecto de In Salah integra-se no sistema interno de comércio de emissões de dióxido de carbono da própria BP.

O projecto de Vattenfall, em Schwartze Pumpe, na Alemanha, e o projecto CAC da Total, na bacia de Lacq, em França, são outros projectos em fase de demonstração. A plataforma tecnológica europeia para centrais eléctricas alimentadas a combustíveis fósseis com taxa de emissão nula (European Technology Platform on Zero Emission Fossil Fuel Power Plant, ETP-ZEP), uma iniciativa do sector apoiada pela Comissão, identificou cerca de 15 projectos de demonstração à escala real com condições para avançar, logo que se disponha do necessário enquadramento económico.