37. Há quanto tempo funciona o RCLE-UE?

O RCLE-UE foi lançado em 1 de Janeiro de 2005. O primeiro período de comércio de licenças funcionou durante três anos até ao final de 2007 e foi uma fase de aprendizagem prática de preparação para o segundo período crucial de comércio de licenças. O segundo período de comércio de licenças teve início em 1 de Janeiro de 2008 e tem a duração de cinco anos, terminando no final de 2012.

A importância do segundo período de comércio de licenças provém do facto de coincidir com o primeiro período de cumprimento do Protocolo de Quioto, durante o qual a UE e outros países industrializados devem atingir os seus objectivos de limitação ou redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Para o segundo período de comércio de licenças, a Comissão estabeleceu um valor-limite para as emissões nacionais dos sectores abrangidos pelo RCLE-UE a um nível médio cerca de 6,5% inferior aos níveis de 2005, a fim de contribuir para garantir que a UE no seu conjunto, e os Estados-Membros individualmente, cumpram os seus compromissos de Quioto.